sábado, 10 de setembro de 2011

Quem somos

O projeto de extensão Conexão Manguezal surgiu da necessidade de envolver a comunidade do bairro de Maria Ortiz (Vitória - ES) com o projeto de pesquisa Monitoramento e recuperação de áreas degradadas de manguezal da Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, Vitória-ES: Etapa I - Plantio de mudas”, ambos desenvolvidos por professores da  Centro Universitário Vila Velha - UVV. 

 O curso de Turismo, com a participação do curso de Comunicação Social, de Artes Cênicas e de Fotografia, da Universidade Vila Velha - UVV desenvolverão um projeto conjunto de Educação Ambiental nas escolas públicas municipais da região do Lameirão, em Maria Ortiz, Vitória, ES. O nosso projeto piloto será na Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, bairro onde está sendo desenvolvido um projeto de reflorestamento do mangue. São parceiros do projeto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM e o Instituto Capixada de Ecoturismo.
Embora muitas famílias que residem no bairro tirem o seu sustento do manguezal, é possível notar que grande parte da população local têm uma visão negativa do mangue. É grande o acúmulo de lixo no local. Há inclusive móveis velhos que ali são descartados. O lançamento de esgoto no manguezal é também um problema sério enfrentado por essa comunidade. No intuito de entender o processo de ocupação do manguezal, estudar a sua importância e, dentro do possível, transformar essa realidade, o presente projeto vem propor um rol de ações educativas a serem realizadas nas escolas públicas municipais do bairro, promovendo a sensibilização de professores e alunos da Rede Municipal de Educação, para que estes possam agir como multiplicadores a comunidade. 

Manguezal localizado em frente ao bairro de Maria Ortiz



Vista aérea do manguezal da Baía de Vitória - ES, o bairro Maria Ortiz aparece na parte direita da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário